Uma história escrita pela mão de Deus

Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou

Isaías 41:20
Apresentação do grande coral

Apresentação do Grande Coral

No final dos anos 50, irmãos valorosos, dos quais o mundo não era digno (Hebreus 11:38-40), ansiavam por um local no distrito de Braz Cubas para adorar ao Único digno de toda a glória, honra e louvor. Realizando cultos em seus lares e no pequeno comércio do irmão Pedro Santos que, mais tarde tornou-se um ponto de pregação, caminhava a Congregação Batista em Braz Cubas, assistida pela 1ª Igreja Batista em Mogi das Cruzes.

Como tudo o que é feito no Senhor não é vão (I Coríntios 15:58), em 21 de maio de 1966, nas dependências da 1ª Igreja Batista em Mogi das Cruzes, foi organizada a 1ª Igreja Batista em Braz Cubas sob os cuidados do Pastor Severino Moreira da Silva, substituído após problemas de locomoção, em 1969, pelo Pastor Benedito Gomes da Silva.

Sendo os pensamentos de Deus mais altos do que os dos nossos primeiros membros e os Seus caminhos mais altos do que os deles (Isaías 55: 8-9), após a saída do pastor Gomes Silva e da direção interina do Pr. Raine Peterlewitz, da igreja Batista em Suzano, em 1971, chegou a essa denominação um jovem seminarista e sua esposa que, pouco sabiam da grande missão que teriam nesse local.

A história desse casal, convidado de maneira unânime pela Igreja para que o então, irmão Valter, fosse aqui evangelista e dividisse esse trabalho com sua esposa, irmã Rosemary; se associa de maneira tão intensa ao momento de restauração, física e espiritual dessa comunidade, que podemos afirmar sem sombra de dúvidas, ter sido a ação de Deus sobre o Seu povo, através do exemplo de vida e zelo pela obra do Senhor, confirmados em sua trajetória de mais de 4 décadas, marcadas pelo crescimento integral dessa obra e os impactos positivos desta, não apenas no distrito em que foi fundada como também, na cidade de Mogi das Cruzes.

Ordenado em 1972, o Pastor Valter Köhler, presidiu essa igreja, conforme estatuto, de 1973 a 2015, mais de 40 anos honrando e glorificando o nome do Senhor, nosso Deus, com seriedade, honestidade, integridade, dedicação e vocação pelo ministério pastoral, auxiliado idoneamente pela sua esposa, carinhosamente conhecida, como Irmã Rose. Os melhores anos, dons e talentos desse casal e de seus filhos, os irmãos Wagner (Pastor da Igreja Batista Ebenézer, situada no bairro da Mooca, cidade de São Paulo) e Wilber, foram dedicados ao avançar do reino de Deus por meio da evangelização, intercessão, louvor e pregação do evangelho, em total devoção à Jesus Cristo e a sua ordenança de fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28: 18-20).

Foram anos marcados por implantações de novas igrejas, envio de missionários à outros estados e países, formação de líderes, professores, diáconos, ministros e pastores para a nossa igreja e outras. Cursos de discipulado e formação para o batismo, classes de escola bíblica dominical, escolas bíblicas de férias, aulas de música: canto e instrumentos, cruzadas evangelísticas, programas de soerguimento e capelania, formação de corais, aconselhamento, sociedades de homens, mulheres, jovens, adolescente e crianças, inserção da interpretação em LIBRAS nos cultos, cultos em Inglês, acampamentos, retiros, mutirões e abertura de novas unidades. Inúmeras bençãos recebidas das mãos de Deus em iniciativas voltadas à edificação e promoção do Seu Reino.

Atualmente, a igreja é presidida pelo Pastor Geandre Lopes, que assim como sua esposa, Irmã Susy Lopes, são frutos na fé, dessa grande família de Cristo. Impulsionado pelo chamado de Deus e após votação da membresia em 16/12/2018, foi nomeado pastor presidente em substituição ao Pastor emérito Valter, que após desfrutar de sua aposentadoria em 2017 foi recolhido aos braços do Pai em junho de 2020 deixando saudades e um grande legado de excelência e fé.

Desde então, o Pr. Geandre vem servindo ao Senhor com excelência, junto a sua esposa e aos filhos, João Pedro e Victor Hugo, auxiliado pelos pastores Carlos Zuzarte, Marcelo Sousa, Juliano Dutra e Daniel Sócrates, que de igual forma têm servido neste ministério com dedicação e zelo.

escrito em junho de 2020 por Glenda Cavalcante