VIVA A LIBERDADE DE CULTO!

Série: Mensagens para hoje

 

Você é fiel á sua religião? Diga-me então como você trata as pessoas que tem religião diferente da sua dentro da própria família?

Quando o país tem uma religião oficial facilmente impede e prejudica o exercício da cidadania de quem tem religião diferente, mesmo o cidadão honesto, quites com suas responsabilidades sociais.

A constituição brasileira declara que “.. ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, perseguido, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever por causa das suas convicções ou prática religiosa[1].”

Dia 7 de Janeiro é o Dia da Liberdade de Culto. Sem dúvida muita gente hoje se beneficia dessa liberdade de culto, mas elas mesmas não dão tal liberdade aos outros. Quantos países tem seus cidadãos em terras estrangeiras com plena liberdade de culto, enquanto eles mesmos não dão a mesma liberdade dentro de suas fronteiras. O ecumenismo é esforço de unir todas as religiões. Liberdade de culto é diferente porque reconhece a particularidade de cada religião.

Os que cultuam a Deus pela fé em Cristo Jesus recebem a seguinte orientação: “.. façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias”[2]. Esta foi orientação dada em tempos de sérias perseguições. Assim Jesus mesmo revela aos seus discípulos como tratar aqueles que os tem com inimigos[3].

Quem cultua a Deus, pela fé em Jesus, respeita quem tem outra religião, pois crê que pertence a Deus o julgamento final[4]. Até lá, tratamos até os inimigos com amor!

Você tem opinião diferente? Acesse nosso site e comente conosco.

  • Resposta à pergunta: Qual é a implicação da Liberdade de Culto?
  • Tarefa para Hoje: O crente em Deus, pela fé de Jesus Cristo tem orientações bem claras em como tratar quem tem crença diferente. Verifique se você pode ser chamado de cristã(o)!

[1]. Capítulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Art. 5º parágrafo VIII Veja http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/download/pdf/Constituicoes_declaracao.pdf

[2] I Pedro 3:16 Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé  por volta de 62 e 69

[3] Mateus 5:43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus foi ser escrito por volta de 60-65 d.C.  Foi o primeiro e único que procura mostrar que Jesus é o Messias, o Cristo, esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[4] Mateus 25:32 á 46 Leia todo o trecho

About Author

Leave a Reply