RELIGIÃO, MECANISMO OU ALIANÇA?!

Série: Mensagens para hoje

 

A religião é como o mecanismo, de um relógio, cheio de engrenagens que se ligam. Nesse mecanismo há um dispositivo de força, que é a corda e outro, os ponteiros, que marcam as horas. A religião como um mecanismo, se compõe das obrigações do fiel, semelhante á corda ou bateria do relógio e dos benefícios dado pelo seu deus, que como os ponteiros mostram resultados. O fiel cumpre suas obrigações para com seu “ser superior” e recebe, em troca a proteção, os sucessos necessários. “É um relacionamento mecânico com ações e reações de como se diz: Toma lá, da cá” ou da tal “Lei da Semeadura”.. Esse mecanismo religioso tem engrenagens que se ligam. Tratam-se dos ritos, dos rituais, dos objetos apropriados ao culto. Há também os dogmas, isto é conceitos indiscutíveis e, finalmente, o  código moral, regras de comportamento social. A religião é a expressão visível da espiritualidade seja ela qual for.

Agora preste atenção!!!Jesus diz: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”[1], está se referindo a um relacionamento profundo, vivo quando aquele que o ramo tem com o tronco. Note que Ele diz: “Quem permanece em mim…” É o próprio Deus Pai quem nos coloca NÊle e não nós, pela nossa dedicação religiosa que alcança o próprio lugar como “galho” ligado a Cristo Jesus.

O relacionamento com Deus, de quem segue a Jesus,  é diferente da religião porque  não consiste de um  mecanismo, mas de um relacionamento de vida. O que o discípulo de Jesus tem é uma aliança com Deus, não um contrato de prestação de serviço. Esta aliança consiste em o fiel, ou o infiel crer no presente dado pelo próprio Deus. Como se Deus Pai fizesse um depósito eterno na conta do seu povo. Agora, com esse depósito de graça o ser humano responde á vida e á morte, retirando desse “banco” de perdão, promessas e realizações divinas as bases para viver a oração, a devoção, a solidariedade, a ética. Tudo isso é o culto. Todo e qualquer objeto  utilizados expressa  a santidade da convivência com Deus Pai. Quando alguém é despertado para essa realidade pelo próprio Espirito de Deus então recebe as condições para viver sensível á vida desse relacionamento com Deus Pai no seu íntimo[2].

Sem o relacionamento vivo com Cristo Jesus os dogmas tornam-se meras doutrinas, os rituais, ações supersticiosas, os artefatos e objetos se transformam em amuletos e o código moral uma ética hipócrita.

  • Resposta à pergunta: A se assemelha a religião de modo geral?

•   Tarefa para Hoje: Se descobrir que vive a fé em Jesus

[1] João 15:5 Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus 

[2] João 14:20 Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. 21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Ibidem

About Author

Leave a Reply