LIMITES, LIBERDADE E AMOR, COMBINAM?

Série: Mensagens para hoje

 

Muita gente quer ficar livre de limites, de compromissos, de deveres. Buscam  liberdade de fazerem o que desejam no momento em que decidem. E você? Também procura uma liberdade assim, sem compromisso? Pois eu vou lhe dizer uma coisa: Quem consegue esse tipo de liberdade está livre de todos, mas todos também estão livres dele. Na verdade está sozinho no mundo. Este é o solitário!

Quem ama, sente-se livre para fazer tudo o que pode e sabe para demonstrar seu amor. O problema é que o amor que experimentamos, normalmente está contaminado pelo  medo, pela  culpa, vergonha e incredulidade. Então esse amor contaminado se transforma em um relacionamento escravizador. Essa escravidão destrói a saúde,  os sonhos  e  a comunhão com o ser amado e com Deus.

E a verdadeira liberdade, com fica, como é? A base da liberdade perfeita está em você submeter-se à Deus pelo amor, não pela dor.  Por quê? Porque a dor produz medo. E quem teme não ama com liberdade[1]. Já havia pensado assim nessa relação entre liberdade, medo e amor?

À medida que o amor de Deus preenche o coração humano, cresce uma liberdade sem medo. Uma liberdade capaz de realizar o que é necessário, o que agrada a Deus Pai e dignifica o ser humano. O amor é a base desse limite e não o medo, a vergonha. Enquanto a liberdade for usada para se fazer apenas o que se quer, o medo sempre estará presente. Medo das consequências, vergonha, frustração, medo de perder. Agora quando, movido pela comunhão amorosa com o Pai usamos a liberdade para fazer o que é justo, lícito e bom, então conhecemos de fato a Deus[2].

Esse modo de encarar a liberdade é bem diferente de tudo o que você pensa ou já ouviu por aí. No entanto quando nos familiarizamos com  o que Deus pensa e diz, descobrimos realidades diferentes e maravilhosas para a existência. Imagine só: a liberdade para expressar o amor a Deus, vivendo aqui e agora. Isso é bem diferente do que fazer o bem por medo, sob ameaça, sem liberdade.

É isso que você quer? É disso que você precisa!

  • Resposta à pergunta: Como relacionar “compromisso” com “liberdade”?

Tarefa para Hoje: Ao experimentar o amor de Deus derramado em seu coração terá as condições para comprometer-se com a liberdade que só Ele

[1] I João 4: 18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho  aos cristãos na Asia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

[2] Romanos 6:19-23 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. Trecho básico desta mensagem Versão da Bíblia A Mensagem de Eugene Peterson.

About Author

Leave a Reply