ENFERMOS SARADOS, COM DEUS PAI!

Série: Mensagens para hoje

 

Quando foi a última vez que você ficou doente? Sim, de cama mesmo! Você foi pro hospital?

A hospitalização é um indicador da gravidade da doença, ferimento ou urgência do tratamento. Agora pare e  avalie seu comportamento, seus pensamentos e sentimentos quando ficou doente, hospitalizado. São em momentos assim que podemos fazer um inventário da própria personalidade, da vida e dos valores morais, profissionais ou religiosos.

Pobre ou nobre, ilustre desconhecido ou gente  famosa, seja de que raça for, com que idade tiver, qualquer pessoa fica doente. A doença é democrática! A doença é a medida provisória da morte. Alguns doentes tornam-se quase tiranos. Outros sentem-se humilhados ao precisarem de ajuda  para suas  necessidades  íntimas. As visitas são outro desafio. Alguns visitam para “venderem”  suas crença e religião. Outros visitam demonstrando seu carinho pelo enfermo.

Jesus  e os discípulos encararam doenças como oportunidades para manifestar o interesse divino pela condição humana[1].  Os doentes não foram apenas curados, mas tiveram suas ofensas contra Deus perdoadas[2].

Quando Jesus diz que veio buscar e reconciliar os doentes com Deus Pai, não separa os que causaram a própria doença, dos que não foram culpados pela enfermidade que sofrem. Jesus vê cada uma das enfermo como pessoas necessitadas da reconciliação segura  com Deus e depois o restabelecimento da saúde[3]. A cura completa, mesmo nessa vida, não é alcançada porque a morte ainda impera, mas a reconciliação com Deus permite que todo doente comece a experimentar já aqui a paz de Cristo e a promessa da ressurreição[4]. É isso que na bíblia chama-se  salvação. É desta condição que você precisa na doença e com saúde. Você quer isso?

  • Resposta à pergunta: Quais desafios um enfermo enfrenta?
  • Tarefa para Hoje: Considere hoje, esteja doente ou saudável, esta oferta de “cura” oferecida por Deus Pai: a segurança do Seu perdão, amor e comunhão com você.

[1] Mateus 9:12 “…Ouvindo isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.”

[2] Mateus 9:5 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante- se e ande’? 6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” – disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

[3] Lucas 13:11 “…e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. 12 Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. 13 Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e passou a louvar a Deus.”

[4] Mateus 9:5 “Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? 6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” – disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

About Author

Leave a Reply