COMPOSITOR COM DEUS NA VIDA!

Série: Mensagens para hoje

 

Você já inventou alguma música? Já compôs alguma música? A música reflete as experiências, os sentimentos e pensamentos do compositor. A música pode ter apenas melodia, ou ritmo, ou letra, ou todos esses elementos. Pelas minhas contas existem em nosso planeta no mínimo mais de 1.125 gêneros musicais[1]. E a cada dia, em cada cultura vários gêneros estão surgindo. Impressionante, não é?

Mesmo que você não seja tão afinado ou entenda nada de música, seu talento não está perdido. Hoje o rap/funk, por exemplo, exigem que você tenha apenas ritmo e não necessariamente uma melodia ou tenha afinação.

Nas Sagradas Escrituras, a Bíblia,  há o livro de Salmos. São músicas cujas melodias e ritmos se perderam mas as letras permaneceram. Ouça uma como exemplo: “Para o mestre de música (Davídico). Um salmo. “Coloquei toda minha esperança no SENHOR;/ Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro/. Ele me tirou de um poço de destruição,/ de um atoleiro de lama;/ pôs os meus pés sobre uma rocha/ e firmou-me num local seguro./ Pôs um novo cântico na minha boca,/ um hino de louvor ao nosso Deus./[2]

Sua vida, seus planos são assuntos da sua música. Agora diga-me: qual é o tema central de “suas músicas?” Aqui reside a característica das letras do compositor. Alguns louvam o amor não correspondido. Outros louvam o amor reconhecido. Alguns louvam a criminalidade, outros os planos de sedução. Na Bíblia você encontra aqueles que compõem um cântico novo, diferente porque louvam o próprio Deus em Sua Santidade, justiça e o amor pelo ser humano. Através de Cristo Jesus, Deus se revela á eles, a você. Essa experiência lhe dará a gratidão como fonte de inspiração para compor músicas novas[3]. Seu conhecimento de Deus Pai, em Cristo Jesus, já rendeu alguma nova composição sua[4]? Somente em comunhão com Ele suas composições serão composições novas, músicas novas, seus próprios salmos. Experimente! Fique atento. Una-se aos compositores do mundo todo assim, no dia de hoje!

  • Resposta à pergunta: De onde tirar inspiração para compor suas próprias músicas?
  • Tarefa para Hoje: Identifique suas “músicas” e reconheça aquelas que contam suas experiências com Deus pela fé de Cristo Jesus.

[1] Fazendo uma contagem  simplificada na  lista de gêneros musicais apresentada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_g%C3%AAneros_musicais#Banda_sonora_.28ou_Trilha_Sonora.29

[2] Salmo 40:1-3 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

[3] A gratidão e alegria lhe serão fontes de inspiração.

[4] 2 Coríntios 5: 19 “…Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

About Author

Leave a Reply